segunda-feira, setembro 01, 2008

Clara


Hoje foi o regresso à escolinha, para variar muitas lágrimas e abraços muito apertados. Depois de muito mimo lá ficou. Para variar saio de lá sempre angustiada a maldizer a minha pobre condição de mãe trabalhadora. Gostava tanto de poder tomar conta dos meus bebés até aos 3 anos....mas tal como muitas mães não posso ter esse privilégio.

A minha Clara está linda, explica-se muito bem e já não há nada que ela não diga...ok excepto externocleidomastoideu e camisola que insiste em dizer picalosa. Não dorme sem que lhe conte uma história e não é muito exigente, pode ser qualquer uma, desde que contada a partir de um livro. Conta-me excitadíssima tudo o que faz com as avós e/ou com o pai. Gosta de brincar sozinha e já faz-de-conta, mas muitas vezes também pede binca camigo. Continua sem suportar que lhe lavemos a cabeça, e nem com os pirulitos que engoliu no mar se habituou a ter água na cara. Como de tudo, e muito, só não gosta é de ovos (nem mexidos, nem estrelados e nem cozidos). Sai a mim também odeio ovos. Ainda gosta de beber um biberão ao deitar, eu sei que se deve fazer o desmame do biberão aos 2 anos, mas sinceramente estou-me marimbando para essas regras, no resto do dia ela bebe sempre em copos, palhinas e os iogurtes até os bebe pela garrafa....é só um miminho e é mais prático que ela está deitadinha quando bebe o biberão da noite. Chucha é outra que tal, bem tentamos que seja só para dormir, mas a sacanita tem uma tal colecção que acaba sempre por descobrir alguma. Quanto ao desfralde é um assunto mais complicado, não quero pressionar.....já tentámos muitas coisas e de mote próprio ela não pede. Faz chichi no bacio quando acorda e eu vejo que ela tem a fraldinha seca ou quando anda de cuequinhas e eu tenho atenção aos líquidos que ela bebe e a vou pondo no bacio. Adora, venera o cocó dela e nunca deixa que lhe mudemos as fraldas quando tem cocó (só obrigada). Penso que gostar de estar com o cocó na fralda é uma fase.....de qualquer maneira vamos à consulta de rotina dia 5/9 e discutimos estes assuntos com a pediatra. Não insisto muito com isto do desfralde porque tenho a sensação que lhe falta alguma maturidade neste aspecto, além de que a Clarinha sofre de refluxo renal o que faz com que fazer chichi seja um assunto mais complicado. Fomos fazer o ecg e o ecodoppler e quanto ao sopro não houve nenhum desenvolvimento (nem negativo nem positivo) para o ano nova avaliação.....

Ela já compreende, se bem que acho que ainda é um conceito muito abstracto, que tenho o mano na barriga, diz o nome dele e sem eu nunca ter pedido dá-me beijinhos e faz festinhas na barriga. Digo-lhe sempre que o mano é dela e que ela vai poder ajudar muito a mamã, ela adora sobretudo a parte em que lhe vai poder por a chucha.....desgraçadinho do meu Francisco que vai virar Nenuco. Já noto algum retrocesso nela e todos os dias à noite me pede colinho à bebé e maminha.....claro que não mama nada porque já se esqueceu de como se faz e porque não há nada para mamar.....mas estou mesmo a ver que vou ter que lhe dar a experimentar do meu leitinho novamente! Espero que não vá ser complicado para ela lidar com estas alterações.

A Clarinha é uma miúda bestial (eu sei que todos os filhos são maravilhosos aos olhos das mães mas tenho que dizer isto). Não consigo deixar de me babar e de ter um sorriso parvo nos lábios quando falo dela!

4 comentários:

emigra disse...

E ainda não foi desta que lhe pusemos a vista em cima... Quando a virmos a próxima vez já a rapariga vai a caminho da faculdade! ;)

Talvez a possam trazer quando nos vierem visitar depois do nascimento do Miguel... hehehe!!

Sara disse...

Oh Calala mas é preciso chorar para ir para a escolinha! Estás uma bebé cada vez mais linda, meiga, senhora do teu nariz, brincalhona,... és feliz e nós somos uns tios babados por te termos na nossa vida. Um beijinho muito grande.
Sara

digi_scrap 4 u disse...

Olá,faço scrapbooking, passa no meu blog, estou a tentar começar e faço uma promoção especial aos visitantes!

Sónia e MI disse...

:)))
Gostei muito de ler este post. Acho que nós mães a certa altura temos e passamos pelas mesmas ângustias contudo existem algumas que o fazem de forma mais descontraída, e eu gosto disso.

:D
beijocas grandes e tens razão, ela é mesmo maravilhosa!